Counter

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Os 33


Muito além de uma simples história baseada em fatos reais

“Os 33” – longa metragem baseado no livro do jornalista Jonathan Franklin – retrata dramáticos fatos reais sobre trinta e três mineradores que permaneceram soterrados a 688 metros abaixo do nível do mar, durante sessenta e nove dias na mina de São José, na cidade de Caiapó, no Chile, em 2010, numa luta sobre-humana pela sobrevivência.

Com base no argumento descrito, Patrícia Riggens trilha sua direção com capacidade ímpar de emocionar o espectador, que se permitirá refletir sobre o quanto somos fortes quando sobreviver passa a não ser opção, mas o sentido de toda uma vida. A fotografia de Checo Varese, que tira partido da paisagem e da cultura chilena e da fatalidade subliminarmente prenunciada, triangula por entre o encanto pela cultura, a angústia pela tragédia e a ânsia pela esperança. Antônio Bandera, Juliette Binoche e Rodrigo Santoro, com toda a segurança que a maturidade profissional lhes permitem, se diluem em meio aos demais personagens e atuam como se estrelas não fossem, agigantando a participação de todo o elenco.

“Os 33” vai muito além de uma simples história baseada em fatos reais, resgatando o significado de individualidade e de família, sem compromisso para com o núcleo familiar biológico, mas para com aquele que a vida escolhe para cada um de nós, durante toda uma jornada por asfixiantes e escuras minas, com escadas de emergência incompletas, saídas bloqueadas e suprimentos necessários insuficientes para uma fácil sobrevivência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário