quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Em Busca do Par Perfeito - A Comédia Musical



O espetáculo detém um evidente potencial para formar plateias dispostas a conhecer o diferente

A sociedade nazifacista e os religiosos retrógrados se recusam a compreender e têm muita dificuldade em aceitar a diversidade. De fato, acreditam que meninos vestem azul e meninas vestem rosa e, com isso, tentam programar os menos esclarecidos sobre sexualidade. De um modo geral, indivíduos com padrões comportamentais sexuais diferentes dos arautos da ‘famíglia’ de bem e adeptas aos bons costumes, não conseguem se firmar com facilidade, muitas vezes, nem mesmo, dentro do seu contexto familiar. 

Na esfera sócio comportamental, o espetáculo “Em Busca do Par Perfeito - A Comédia Musical” conta a história de um rapaz que luta contra o preconceito de uma sociedade intolerante, para assumir sua vocação artística e a sua sexualidade.

Percebe-se que, pelo potencial do desempenho da trupe composta por Alexandre Oliveira, Driko Lima, Gabi Freitas, Letycia Carvalho, Luciana Laura e Sidney Ortega, o somatório de excessiva alegria e de rasa análise funcional sobre um assunto tão delicado e necessário, poderia evoluir com uma pegada diferenciada e mais contemporânea. Lançando mão do humor de caráter popular, Brunno Rodrigues, além compor o elenco do espetáculo, também assina a direção que se mostra meio que simplória, ao lançar mão de recursos que fazem parte de um passado, como jargões e falas malandras que não têm encontrado eco na construção do humor consumido atualmente. A inexplicável falta de ousadia da coreografia de Amanda Paes também desliga o espectador do comportamental dos personagens, limitando o seu potencial e organicidade – apesar da evidente capacidade de desempenho do elenco. O desenho de luz de Brunno apresenta características atrativas para a impressão da perspectiva dos personagens, configurando elementos cenográficos imaginários. Porém, o zelo para com bambolinas e coxias deve ser preservado como parte integrante do cenário, para que não sejam confundidos com elementos passíveis de descaso por parte da direção.


Apesar de todas as dificuldades encontradas para atingir a meta dos espetáculos teatrais, em especial, manter a resistência in natura contida na proposta de “Em Busca do Par Perfeito - A Comédia Musical”, o espetáculo detém um evidente potencial para formar plateias dispostas a conhecer o diferente, de forma didática e enquadrada no modelo comportamental dos grupos sociais dominantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário