
Ana e a Tal felicidade - Luta permanente de apoio às causas femininas
Quase que diariamente, há relatos em toda a imprensa e mídias sociais de casos de violência sexual e doméstica

“Ana e a Tal felicidade", escrito por Cris Pimentel, chega ao teatro para refletir temas aos quais as mulheres são encaixadas e, consequentemente, silenciadas pela sociedade. A peça, que é produzida pela Notícias de Tudo, une-se à dramaturga Renata Mizrahi para conduzir o público a uma reflexão e discussão a respeito das violências sofridas cotidianamente pelas mulheres. As apresentações de domingo contarão com debates após a peça, durante a temporada que seguirá de 04 a 28 de novembro de 2021, quinta a sábado, às 20h e domingos, às 19h, no Teatro Sérgio Porto.
Quase que diariamente, há relatos em toda a imprensa e mídias sociais de casos de violência sexual e doméstica. Em agosto, a Lei Maria da Penha completou 15 anos e, apesar da sua existência, o estupro, considerado crime hediondo, registrou recorde da violência sexual: Foram 66 mil vítimas de estupro no Brasil em 2018, maior índice desde que o estudo começou a ser feito em 2007. A maioria das vítimas (53,8%) foram meninas de até 13 anos. Conforme a estatística apurada em micro dados das secretarias de Segurança Pública de todos os estados e do Distrito Federal, quatro meninas até essa idade são estupradas por hora no país e ocorrem em média 180 estupros por dia no Brasil, 4,1% acima do verificado em 2017 pelo anuário.
E é nessa luta permanente de apoio às causas femininas que Cris e o coletivo Notícias de Tudo acreditam que o projeto pode ajudar as mulheres a encontrarem a felicidade e se libertarem de seus traumas. As várias atividades desenvolvidas visam levar uma possibilidade de dar espaço, vez e voz às mulheres, através da arte, a uma sociedade mais justa e menos machista. Portanto, o principal objetivo do espetáculo é lançar um olhar sobre o problema, abordando de forma criativa os momentos de força e fragilidade da mulher abusada sexualmente, desconstruindo os estereótipos que o cercam; ao mesmo tempo também criar oportunidades reflexão sobre o assunto, promover o desenvolvimento e a difusão de produções nacionais, gerar empregos, incentivar, manter, ampliar e valorizar o mercado de trabalho para artistas e técnicos locais.
FICHA TÉCNICA:
Texto de Renata Mizrahi
Inspirado no livro homônimo de Cris Pimentel
Direção: Carol Araujo e Nina da Costa Reis
Direção de arte-cenografia e figurino: Bia Junqueira
Elenco: Stephanie Serrat e Charles Asevedo
Direção de Produção e Idealização Projeto: Cris Pimentel
Direção de Movimento e Corpo: Maria Carol Leguedê
Direção de Luz Cênica: Ana Luzia Molinari de Simoni
Direção Musical, trilha original e operador de som: Aldo Medeiros
Visagismo: Cleia Tomaz
Produção: Márcia Saban
Designer e criação: Geremias Marins
Fotografia: Rosely Firmino (divulgação); J. Erigberto (fotos de cena)
Operador de Luz: Paulo Ignácio
Assistente de Direção Musical: Guto Menezes
Assistente de Cenografia e Figurino: Alice Cruz
Assistente de Produção: Tatiana Pereira
Prestação de Contas: Priscila Morrot
Filmagem: Walber Cardoso Guimarães
Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa
Redes Sociais: Lia Castanho
Site e manutenção: Carlos Pimentel
Realização: Notícias de Tudo
SERVIÇOS:
ANA E A TAL FELICIDADE
De 04 a 28 de novembro de 2021
Quinta a sábado, às 20:00 e domingos, às 19:00
Debates, aos domingos, após o espetáculo
Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto -Rua Humaitá, 163 - Humaitá, Rio de Janeiro – RJ (OBS: entrada pela Visconde e Silva)
Duração: 60min
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)
Classificação etária: 16 anos
Lotação: 180 lugares