Assim Eu Conto Uma História - Uma série documental em quatro episódios

Depoimento de quatro profissionais do audiovisual com diferentes especialidades, que buscaram alternativas para viabilizar seus projetos


Neste sábado (25.09.2021), às 20h, estreia na plataforma do YouTube a websérie de 4 episódios Assim Eu Conto Uma História, com realização das irmãs Clarissa e Flávia Martins e direção do cineasta André da Costa Pinto. Os episódios se apresentam como uma aula de vida dedicada ao audiovisual, e mostra de forma documental a trajetória de quatro realizadores do universo do audiovisual, e as soluções originais, que eles precisaram desenvolver no início de suas carreiras para viabilizar suas produções. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, e através de histórias reais visa mostrar que é possível realizar produções audiovisuais com poucos recursos.


Os protagonistas dos quatro episódios são:

João Carlos Beltrão, paraibano, diretor de fotografia, com mais de 114 obras no currículo, entre longas, médias, curtas, séries, clipes musicais e especiais para TV.


Isabel Schumman, carioca, fonoaudióloga, professora do projeto "Nós do Morro", que desenvolve um trabalho pioneiro como preparadora vocal para o cinema e produções audiovisuais.


A terceira personagem é a Sophi Saphira, mineira, diretora, roteirista, atriz, montadora e editora. Sophi produziu um curta-metragem, utilizando uma forma criativa de fazer um chroma key com dois projetores e aprendeu em dois meses, através de sites, como fazer computação gráfica e efeitos, e aplicá-los em seu filme.


A quarta personagem é a atriz pernambucana consagrada na TV e no cinema, Prazeres Barbosa. Ela começou sua carreira aos 36 anos, e já fez mais de 28 novelas e 40 filmes. Trabalhou com diretores renomados como Luiz Fernando Carvalho, João Falcão e Sylvester Stallone.


O que essas personagens reais têm em comum é a vontade de fazer arte, ignorando, muitas vezes, a escassez dos recursos. O projeto teve como ponto de partida uma inquietação da Produtora Flávia Martins, que mobilizou a equipe através de uma rica pesquisa ainda durante a pandemia feita com o André da Costa.


O projeto tem como público-alvo estudantes de audiovisual, realizadores independentes, curiosos sobre o fazer audiovisual e qualquer pessoa, que tenha interesse em aprender como funciona os bastidores de um filme, principalmente filmes com baixos orçamentos, mas que impressionam pela qualidade técnica.


Todos os episódios contam com faixa narrativa adicional de audiodescrição, visando à acessibilidade de pessoas com deficiência visual, dislexia e idosos.


SERVIÇO:

Estreia: 25 de setembro de 2021 às 20h.

Próximos episódios: 02, 09 e 16/10.



Ficha técnica:

Responsável pelo projeto: Clarissa Martins

Direção e concepção: André da Costa Pinto

Direção de Produção: Flávia Martins

Produção executiva: Flávia Martins

Elenco: João Carlos Beltrão, Isabel Schumman, Sophi Saphira e Prazeres Barbosa.

Roteiro : André da Costa Pinto

Fotografia: João Carlos Beltrão

Som direto: Aderaldo Júnior

Edição e finalização de imagens: Ely Marques e Aderaldo Jr.

Edição e finalização de som: Daniel Moraes (Jack)

Visagismo: Franz Lima

Assessoria de Imprensa: Sentir Total (Allan Fernando e Joelma Di Paula)

Pesquisa: André da Costa Pinto e Flávia Martins

Catering: Anna Melo

Áudio- descrição:

Roteiro – Rodrigo Campos

Narração- Bruno Rodrigues

Mixagem- Bruno Taborda

Estúdio - Doc brasil


7 visualizações0 comentário