top of page

Besouro Azul - um DNA latino dominado por um gen cômico

Atualizado: 7 de out. de 2023

Carece de bagagem esclarecedora

Besouro Azul

resenha: psales e msenna


O esforço do longa-metragem "Besouro Azul" em inserir no rol dos heróis do universo DC um DNA latino dominado por um gen cômico não se faz suficiente para estruturar o roteiro de uma história de interesse pífio, ofuscada por uma tentativa de implantação de um cunho crítico social insustentável.

A despeito da intencional prestação de homenagem à tenacidade das famílias mexicanas-americanas frente a um mundo, para elas, muitas vezes desafiador, a perspicaz direção de Angel Manuel Soto sugere uma tentativa de capitalização às custas de tópicos sensíveis que se sobrepõem a uma legítima introspecção nas lutas e desafios dessas famílias. A ousada reviravolta na busca da redefinição do panorama dos super-heróis – o que deveria alocar as famílias no centro das atenções, em vez de relegá-las a papéis secundários – acaba por não se firmar como uma inovação de fato, mas como estratégia de alongar o tempo de duração do longa.

Seguindo a receita de muitos dos grandes sucessos cinematográficos de suspense e ação, a personagem vilã Victoria Kord – que ganha o status de cereja do bolo, endossada pela sua habilidade de criar ciborgues alimentados por um artefato alienígena – é personificada pela magnífica Susan Sarandon, que se destaca como um dos raros pontos brilhantes em meio ao cenário desta produção DC.

O link entre o artefato mencionado anteriormente e o protagonista Jaime Reyes, como o escolhido pelo dispositivo alienígena, carece de bagagem esclarecedora sobre a sua origem, sugerindo, num primeiro momento, ter sido inserido no contexto somente como forma de justificar habilidades sobre-humanas do herói – o que definiria um abismo intrigante caso não seja vislumbrada uma continuidade da franquia. Contudo, a interpretação exemplar de Xolo Maridueña no papel do herói protagonista faz com que passe por aceitável, mas não despercebido, recursos, artifícios e elementos já explorados no decorrer das produções do universo Marvel.




Besouro Azul - um DNA latino dominado por um gen cômico

16 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page