
DESERTO PARTICULAR - Melhor Filme Internacional TLVFest 2021
Escolhido para representar o país na disputa pelo Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Desde sua estreia no Festival de Veneza deste ano, no qual ganhou o prêmio de público,
de Aly Muritiba, tem uma trajetória de sucesso. Além de ser escolhido para representar o país na disputa pelo Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, o longa, nesta semana, recebeu diversos prêmios. No Mix Brasil, foi premiado como Melhor Filme e Melhor Atuação, para Pedro Fasanaro.
Também foi escolhido como Melhor Filme Internacional TLVFest 2021 – The Tel Aviv Internacional LGBTQ Film Festival, e recebeu o Prémio Camilo (conferido ao melhor longa com temática LGBTQ), no Festival de Huelva – Cine Iberoamericano. O filme foi premiado por contar a dura realidade das pessoas trans e a valentia de levar a cabo no momento político e social em que vive o Brasil, deixando uma lacuna para o amor e a esperança.
Na próxima quinta, 25 de novembro de 2021, o filme estreia em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aracaju, Brasília, Salvador, Recife, Palmas e Niterói. E, em breve em Fortaleza, em 02/12; e Maceió, Florianópolis, Vitória, Belém, em 09/12/2021.
O longa é protagonizado por Antonio Saboia (“Bacurau”), como Daniel, um policial afastado do trabalho depois de cometer um erro. Ele mora em Curitiba, com um pai doente, de quem cuida com devoção. Taciturno, Daniel fala pouco, e sorri menos ainda. Seu único motivo de alegria é a misteriosa Sara, uma moça que mora no sertão da Bahia, e com quem se corresponde por aplicativo de celular. O desaparecimento súbito de Sara faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca de seu amor.
Ficha Técnica
Direção: Aly Muritiba
Roteiro: Aly Muritiba, Henrique dos Santos
Produção: Antonio Gonçalves Júnior, Luís Galvão Telles
Produtoras: Garfo, Fado Filmes
Elenco: Antonio Saboia, Pedro Fasanaro, Thomas Aquino
Direção de Fotografia: Luis Armando Artega
Direção de arte: Fabíola Bonofliglio, Marcos Pedroso
Figurino: Isabella Brasileiro
Montagem: Patrícia Saramago
Som Direto: Marcos Mana
Diretor de Produção: Max Leen, Thamires Vieira
Produção Executiva: Chris Spode, Raiane Rodrigues
Gênero: drama
País: Brasil, Portugal
Ano: 2021
Duração: 120 min.