Entre Homens - Pauta a luta pelos direitos lgbtqia+

Homenageando a rebelião de Stonewall (1969)


“Entre Homens” traz como proposta a disparidade e a luta pelos direitos LGBT+, além e explorar a polarização e despertar em toda sociedade e classes sociais o interesse de acolhimento, especificamente, sobre a violência da homofobia e a revolução nas relações sexuais gays na Internet. As apresentações acontecerão de segunda-feira 28 de junho de 2021 até domingo 04 de julho de 2021, sempre às 21h, pelo Canal do YouTube Entre Homens Online.

A reestreia, datada para o dia que, em 1969, ocorreu a rebelião de Stonewall - série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra a invasão da polícia de Nova York e que são amplamente consideradas como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país - conta com 07 (sete) apresentações das peças curtas: “Conectados” e “Por Amor”. Ambas contam com textos assinados por Rogério Corrêa, direção de Cesar Augusto e um elenco que reúne nomes como Isaac Bernat, Márcio Nascimento, Alexandre Mitre, Lucas Popeta e Thadeu Matos.

Mesmo tendo conquistado direitos como o casamento igualitário, adoção, leis contra a homofobia, entre outros, os LGBT+ sofrem com a reação que envolvem essas conquistas, movimentos organizados contra elas e a radicalização dos conflitos pelos seus direitos na sociedade. O Brasil, por exemplo, apesar de ter a maior parada de orgulho LGBT+, em São Paulo, e uma legislação que garante os direitos é, simultaneamente, o país que mais mata LGBT+s no mundo, registrando 126 homicídios de janeiro a maio de 2019, o que representa a média de uma morte a cada 23 horas, segundo relatório do Grupo Gay da Bahia.

Sinopse de Conectados:

MÁRIO, um brasileiro de quarenta e poucos anos de idade, inicia um relacionamento com um nigeriano muçulmano de 19 anos, FANTUSI, através de um site de bate-papo gay. Enquanto seus AVATARES desenvolvem uma relação sexual, MÁRIO e FANTUSI conseguem ter um vislumbre de seu verdadeiro eu e estabelecer algum contato significativo. No entanto, suas realidades muito diferentes os separam tragicamente. Conectados é uma peça curta sobre os perigos e possibilidades das relações pela Internet, a exportação da cultura gay ocidental e suas consequências.

Sinopse de Por Amor:

Um ESCRITOR homossexual se esforça para escrever uma peça sobre o horror das famílias na Chechênia, sendo aconselhadas pela polícia a matar seus filhos gays a fim de evitar que eles sofram mais em “campos de concentração para gays”. ESCRITOR é forçado a dividir-se em dois e colocar-se dentro da mente de ambos o Pai, que se esforça para matar seu filho gay e o POLICIAL que aconselha o pai para matá-lo. Por Amor explora as diversas formas de violência que os homossexuais sofrem no mundo.

Acessibilidade

Por Amor – Tradução em Libras (surdo) e áudio descrição (cego)

Conectados – Legendagem (surdo) e áudio descrição (cego)

Ficha técnica

Dramaturgia: Rogério Corrêa

Consultoria de dramaturgia: John Jack Paterson e Marcia Zanelatto

Direção Geral: Cesar Augusto

Assistentes de direção na peça Por Amor: João Gofman

Assistente de direção na peça Conectados: Gabriel Albuquerque

Elenco Por Amor: Isaac Bernat

Elenco Conectados: Márcio Nascimento, Alexandre Mitre, Thadeu Matos e Lucas Popeta

Participação especial: Maria Adélia

Figurinos: Marcelo Olinto

Ambientação de Luz e Cenografia: Cesar Augusto

Trilha Sonora Conectados: Felipe Storino

Trilha Sonora Por Amor: André Poyart

Acessibilidade em Libras peça Por Amor: JDL Traduções

Acessibilidade em Legendagem peça Conectados: Augusto Rodrigues

Direção de Imagem online peça Por Amor: João Gofman

Registro e Edição de Imagens na peça Conectados: Carolina Godinho

Suporte em Tecnologias: Carolina Godinho

Fotos-Montagem: Cesar Augusto e Ian Guerra

Foto Still: Diogo Perdigão

Designer Gráfico: Raquel Alvarenga

Assessoria de imprensa | Comunicação: Alessandra Costa

Social Mídias: Guaxinim Comunica

Produção executiva: Naomi Savage

Direção de produção: André Roman

Assessoria Contábil: Renz Assessoria Contábil

Administração Financeira e Coordenação de Projeto: AR Produções

Idealização: Rogério Correa e André Roman

Realização: AR Produções

Patrocínio: Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc


3 visualizações0 comentário