Favela Rouge + 10 - Como o tempo age sobre uma obra de arte e a própria condição do artista

Impacto do tempo

O espetáculo “Favela Rouge”, que estreou em 2010 trazendo a favela e seus artistas – quase todos de Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro – em clima de cabaré contemporâneo e teatro de revista, ganha agora uma versão documental: o “Favela Rouge + 10”. Na verdade, já se passaram 12 anos, mas é que a peça estava sendo produzida quando veio a pandemia e adiou sua estreia. Agora o teatro-documentário chega ao palco do Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, onde ficará em cartaz de 7 a 10 de abril de 2022. O espetáculo contemplado pelo Edital Montagem Teatral da Funarj segue depois para o Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande, para outra minitemporada entre 14 e 17 de abril de 2022.

O “Favela Rouge” original tomou emprestada parte do nome do cabaré mais famoso do mundo – o Moulin Rouge, de Paris – para fazer uma crônica do momento que precedeu o movimento de pacificação nas favelas. Já o “Favela Rouge + 10” traz questionamentos sobre a deterioração da cidade, do país e do mundo, fazendo reflexões acerca de como o tempo age sobre uma obra de arte e a própria condição do artista, sobretudo o artista periférico. O fato de parte do elenco da primeira montagem não ter seguido o caminho na arte diz muito sobre esse impacto do tempo.

Ficha técnica

Dramaturgia e direção: Fabiano Dadado de Freitas

Elenco: Diogo Nascimento, Eliel Morais, Fabiano Dadado de Freitas, Igor Santos, Lívia Laso, Mauricio Lima, Nanda Féllyx, Renata Araújo e Roni Lopes

Textos: Diogo Nascimento, Fabiano Dadado de Freitas, Igor Santos e Mauricio Lima

Citações: Aimé Césaire, Jota Mombaça, Leda Maria Martins, Mahmoud Darwish, Roberta Estrela D’Alva e Zé Keti

Direção musical: Beà

Luz: Hebert Said e Thayssa Carvalho

Consultoria de figurinos: Ronnie Gismonti

Assistência de direção: Renata Araújo

Assessoria de imprensa: Alessandra Costa

Designer e fotografia: Rodrigo Menezes

Edição de vídeos e mapping: Carol Godinho

Produção: We Love Savage | Naomi Savage

Idealização: Fabiano Dadado de Freitas

Serviço


“Favela Rouge + 10”

Local: Teatro Glaucio Gill

Endereço: Praça Cardeal Arcoverde s/nº – Copacabana

Temporada: de 7 a 10 de abril de 2022 (de quinta a domingo)

Horário: 20h

Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia-entrada) (meia-entrada para idosos, estudantes, classe artística e professores)

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 65 min


7 visualizações0 comentário