Lei da Selva - Uma série documental de quatro episódios

Entender o jogo do bicho é necessário para qualquer um que queira entender como chegamos até aqui

Para quem não conseguiu assistir à série “Lei da Selva -- A História do Jogo do Bicho”, ou gostaria de revê-la, o Canal Brasil preparou uma maratona para este sábado, 28 de maio de 2022, a partir de 19h30. Na programação especial, serão exibidos -- em sequência -- os quatro episódios da atração, que estreou em abril na grade do canal e rapidamente despertou o interesse de telespectadores por todo o país.


Criado em 1892, pelo barão João Batista Viana Drummond, para impedir o fechamento do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em Vila Isabel, o jogo do bicho era uma rifa de apostas em números que representavam animais. Cento e trinta anos depois, transformou-se em um império do crime, que movimenta bilhões. A série documental “Lei da Selva - A História do Jogo do Bicho”, de Pedro Asbeg, mostra que a prática está intimamente ligada ao crime organizado, ajudando a financiar tráfico de drogas, milícia e corrupção. Dividida em quatro episódios, a produção da Kromaki está sendo exibida toda sexta, às 22h30, no Canal Brasil e disponível nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

O deputado federal Marcelo Freixo, o historiador Luiz Antonio Simas, o ex-procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro Antonio Carlos Biscaia, e o carnavalesco Milton Cunha são alguns dos entrevistados. Os jornalistas Cecília Olliveira, Octavio Guedes, Leandro Demori, a advogada Simone Sibilio e a urbanista e vereadora Tainá de Paula também ajudam a oferecer um amplo panorama sobre o tema, assim como o pesquisador Bruno Paes Manso, autor do livro “A República das Milícias: Dos esquadrões da morte à Era Bolsonaro”, uma das bases de pesquisa para a série.

Nos anos 1890, a rifa do Barão se popularizou, se entranhou na cultura popular do Rio de Janeiro e 130 anos depois sobrevive nas esquinas da cidade. Na série, alguns dos nomes mais conhecidos do universo do bicho e da contravenção aparecem em foco, como Castor de Andrade, Capitão Guimarães, Anísio Abrahão David, Ronnie Lessa, Capitão Adriano da Nóbrega, dentre outros.


Ficha técnica:

Direção Pedro Asbeg

Produção Rodrigo Letier

Roteiro Arthur Muhlenberg

Tiago Peregrino

Pesquisa Patricia Pamplona

Som Direto Daniel Martins

Trilha Sonora Original Pedro Mamede

Edição Gabriel Medeiros, edt.

Pedro Asbeg, edt.

Direção de Fotografia Pedro von Krüger

Narração Marcelo Adnet

Produção Executiva Anna Julia Werneck

Roberta Oliveira

Produtora Kromaki

Canal Brasil


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo