Mudando a Narrativa - Um Projeto de Contação de Histórias Inclusivas

Websérie

A websérie Mudando a Narrativa - Um Projeto de Contação de Histórias Inclusivas, que tem como foco tornar acessível a contação de histórias para crianças com deficiência, e oferecer outras perspectivas de narração para todas as crianças.


História 1:

“Criação do Ser Humano”

Neste vídeo, temos a história “Criação do Ser Humano”. Esta história que se passa na Nigéria, narra a criação do ser humano sob a ótica das religiões de matrizes africanas.


História 2:

“Baobá”

Neste vídeo, temos a história da árvore “Baobá”. Esta história se passa na África, lá a Baobá existe em todo o continente africano e alguns países a usam como símbolo. A Baobá ou o Baobá é uma árvore, que segundo os africanos, conta e guarda histórias, é a árvore do saber.


História 3:

Chapeuzinho Vermelho

Neste vídeo, temos a história da “Chapeuzinho Vermelho”. Essa fábula tão famosa da literatura infantil é contada sob a ótica da inclusão, visando alcançar o maior número possível de pessoas.


História 4:

Neste vídeo, temos a história “Como Nascem As Estrelas”. Essa história se passa no Mato Grosso do Sul, no Centro Oeste do Brasil, e foi transmitida pelo povo "Boé" ou povo "Bororo", um dos povos originários do Brasil. A história começa quando não existiam estrelas no céu há muitos anos atrás…


Além dos outros vídeos:

"Mediação de Histórias", “Como Nascem As Estrelas” , "O Passarinho de Asa Quebrada", "Oficina Transmissão", "Os Três Porquinhos" e "Princesas em Greve"

Todos os vídeos têm a contação realizada por Tatiana Henrique, Marcelo Lemmer, que também toca violão, e a tradutora de libras Ana Flávia Louzada. Os contadores usam cards, livros, bonecos e adereços para tornar essas histórias acessíveis para o máximo de pessoas possíveis. Esse material auxilia na compreensão e engaja as crianças, além de favorecer também a participação das crianças com deficiência.


FICHA TECNICA:

Coordenação Geral: Maria Antonia Goulart

Curadoria e produção: Bianca Ramos e Daiane Brasil

Gestão: Verônica Nascimento

Apoio à produção: Rosana da Luz

Design e ilustração: Carol Rivello e Júlia Borges

Libras: Ana Flávia Louzada

Consultoria e produção de acessibilidade e audiodescrição: Sabrina Bairros

Filmagem e Edição: Recbird Films

Assessoria de comunicação: Allan Fernando e Joelma Di Paula


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo