ODE AO CHORO - Um passeio pelo luto

Percepção da morte

Era 25 de janeiro de 2019, feriado na cidade de São Paulo, quando a cineasta Cecilia Engels viajou com um grupo de amigos para se isolar no final de semana prolongado. Sem internet e telefone durante quase três dias, não teve acesso às redes sociais ou a notícias. Quando estava na estrada, de volta para casa, o sinal voltou e ela recebeu uma trágica notícia: sua melhor amiga, a quem chamava de Tata, havia falecido com a família no rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG), onde passavam alguns dias.

Três anos depois, Engels lança o documentário ODE AO CHORO, que faz parte 4ª Mostra de Cinema Paulista, promovida pelo SESC, e está disponível gratuitamente na plataforma SESC Digital até 26 de janeiro de 2022. No longa, a diretora narra seu longo e doloroso processo de luto pela perda de sua amiga, que tinha 33 anos e que conhecia desde a infância.

Reencontrando cartas e fotografias, a cineasta procurou uma maneira própria de expressar sua perda, uma vez que "palavras não encontram o tamanho da dor." Em busca de contornar tantos sentimentos diversos, a Cecilia cria imagens de uma poesia melancólica. O filme cria empatia com aqueles que já passaram por luto e, também, convida para a reflexão de como, enquanto sociedade, lidamos com as perdas e os rituais de morte.

ODE AO CHORO pode, à primeira vista, parecer uma reverência à dor, porém ao longo da travessia sentimos que o filme é uma ode à amizade e à vida!


Ficha Técnica

Direção, roteiro e produção: Cecilia Engels

Direção de Fotografia: Thaisa Oliveira

Som Direto: Enrico Porro

Edição: Cecilia Engels e Daniela Gonçalves

Consultoria de edição: Fernando Solidad e Joana Ventura

Edição de Som e Mixagem: Helena Duarte

Correção de cor: Thaisa Oliveira

Designer gráfico e motion: Bruno Bayeux

Trilhas Instrumentais: Gustavo Raulino

Elenco: Bettina Turner, Bianca Turner, Carol Pinzan, Cecilia Engels, Felipe Gomes Moreira, Gustavo Vinagre, Tânia Piffer

Gênero: documentário

País: Brasil

Ano: 2021

Duração: 71 min.

Canção: Oceano - Bárbara Malavoglia

Trilhas: Brinquedo - Nei Zigma

Corredeira - Felipe Gomes Moreira

Sou Toda Ouvidos - Sandra Ximenez e Felipe Julián

Buselik taksim - Evgenios Voulgaris


6 visualizações0 comentário