Os Quatro Cantos de Elpídio - A temporada virtual vai até 29 de dezembro de 2021

Nascido em uma cidade que cultiva a música regional paulista até hoje, Elpídio dos Santos compôs canções que contêm a delicadeza das toadas interioranas

Dia 19 de dezembro de 2021, às 19h, domingo, estreia o show Os Quatro Cantos de Elpídio da Cia Navega Jangada no Youtube. A temporada virtual vai até 29 de dezembro de 2021 e é gratuita.

Para este show, a companhia conta com a participação mais que especial do grupo musical Paraganga, que tem como seus integrantes familiares de Elpídio (Lia Marques - neta, Negão dos Santos - filho e Renata Marques - nora), além do músico e compositor João Gaspar.

O enredo mescla canções, trechos sobre a vida e obra de Elpídio, além de cenas do espetáculo da companhia que homenageia o compositor e a cidade de São Luiz do Paraitinga. “Um palco que se recebeu uma grande festa de cores, musicalidades e

Nascido em uma cidade que cultiva a música regional paulista até hoje, Elpídio dos Santos compôs canções que contêm a delicadeza das toadas interioranas. Mais de mil músicas ainda não totalmente catalogadas pela família fazem parte de seu repertório. Trata-se de um compositor marcante para a tradição musical paulista, que cria para presentear os familiares e amigos, já que pouco ganha com a música. Parceiro de Mário Zan, 3 Os Quatro Cantos de Elpídio – Cia Navega Jangada Anacleto Rosas Júnior, Priminho, algumas de suas composições são gravadas por Tonico e Tinoco, como a valsa Me leva (1960, com Priminho); pelas Irmãs Galvão, como o xote Velha história (1956); por Cascatinha e Inhana, como a toada Rede de Taboa (1960) e Ave Maria do Sertão (1952); e por Renato Teixeira, que grava, em 1997, Casinha Branca. Mas sua obra não se limita aos gêneros chamados "regionais". Ele também cria choros, valsas, marchas, dobrados, maxixes, sambas, cateretês, e outros gêneros, como o baião Chegadinho, chegadinho, gravado por Dircinha Costa com acompanhamento de Elpídio ao violão em 1954, ou Manakiriki, parceria com Mario Zan, cujo gênero é indicado como tupianã no selo do disco lançado em 1960 pelas Irmãs Celeste.

Ficha técnica:

Criação: Talita Cabral

Texto e direção: Talita Cabral

Direção Musical: Rodrigo Régis

Elenco (atores/músicos): Rita Gutt/ Gabriel Ivanoff/

Rodrigo Regis/ Dicinho Areias/ Alef Barros/

Melina Marcehtti/ Rebeka Teixeira/ Thiago Mota

Cenário: Zé Valdir

Figurinos: Nagila Sanches

Auxílio biográfico: Negão dos Santos e Lia Marques

Iluminação: Marcos Diglio

Convidados: Negão dos Santos/ Lia Marques/ Renata Marques/ João Gaspar

Captação de áudio e vídeo: Estúdio 185

Assessoria de imprensa: Miriam Bemelmans - Bemelman’s Comunicações

Produção: Fulano’s Produções Artísticas

Serviço:

Show Os Quatro Cantos de Elpídio

Cia Navega Jangada

De 19/12/2021 a 29/12/2021

Local: Youtube youtube.com/navegajangada

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos

Grátis!


7 visualizações0 comentário