Podcast “Palavra Alada” - ‘Brasis’

Aprofundando fatos e curiosidades

Celebrando o seu centenário em fevereiro deste ano, a Semana de Arte Moderna de 1922, movimento artístico e literário que inaugurou o modernismo brasileiro, é o tema de estreia do podcast “Palavra Alada”. Idealizado pela diretora, roteirista e produtora Flávia Guayer, o programa será lançado em 13 de fevereiro nas principais plataformas de áudio e no canal do “Palavra Alada” no YouTube. O podcast tem apresentação da atriz Drica Moraes e curadoria do escritor, poeta e acadêmico Antônio Carlos Secchin. Pensado para o público em geral e oportuno para aqueles que farão as provas do ENEM, o projeto é uma extensão da série audiovisual homônima lançada em 2021, na TV Escola (os episódios estão disponíveis na íntegra no canal da TV Escola no YouTube e na plataforma Tamanduá Edu).


O episódio de estreia se debruça sobre a primeira fase do modernismo, de 1922 a 1930. A previsão é que sejam lançados mais dois episódios, que correspondem às duas fases seguintes do movimento (entre 1930 e 1960), ainda neste ano.


Informações relevantes expostas com a maior leveza possível, eventualmente até com humor, estão no roteiro dividido em duas partes. Na primeira, Drica apresenta um panorama geral de como surgiu o modernismo no Brasil, tendo como marco inaugural a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. Na segunda, a apresentadora convida Antônio Carlos Secchin para um bate-papo informal aprofundando fatos e curiosidades do período.


Ficha técnica

Apresentação: Drica Moraes

Entrevistado e curador de conteúdo: Antônio Carlos Secchin

Roteiro e direção: Flávia Guayer

Dramaturgia sonora: Susana Ribeiro

Captação de áudio, edição e mixagem: Ernesto Senna

Trilha original: Pedro Bernardes e Rodrigo Marçal

Identidade visual: Estúdio Cru

Realização: Fonte Lab

Andrea Gonçalves

Paula Catunda

Lançamento do podcast “Palavra Alada” Dia 13 de fevereiro de 2022 Onde ouvir: Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e Google Podcasts YouTube: Palavra Alada Modernismo

2 visualizações0 comentário