
Saci in Pixel - Personagem ímpar do folclore brasileiro
Explora recursos de tecnologias digitais de ponta

Com direção de Paulo Betti e preparação corporal do diretor artístico dos Doutores da Alegria, Ronaldo Aguiar, “Saci in Pixel”, peça teatral infantojuvenil concebida a partir de contos populares sobre o Saci Pererê, estreia no dia 19 de novembro para curta temporada. No elenco, a atriz Samira Lochter, integrante do fórum nacional permanente em defesa da Amazônia, e Thiago Mendonça em participação especial virtual. A produção é de Circulus Ópera.
A figura do Saci, personagem ímpar do folclore brasileiro, traz em sua imagem atributos que nos fazem refletir de forma lúdica sobre questões que envolvem aceitação, diferença e preconceito. É um personagem negro, de uma perna só, que simboliza uma espécie de “bode expiatório da sociedade”. A peça busca resgatar a própria dignidade brasileira, tão fragilizada na atualidade.
Para a criação do texto, foram entrevistados integrantes de aldeias indígenas e comunidades quilombolas do Estado de São Paulo; representantes da Sociedade de Observadores de Saci (SOSACI), de São Luís do Paraitinga; e da Associação Nacional dos Criadores de Saci (ANCS), de Botucatu.
Realizada ao vivo, em tempo real, “Saci in Pixel” explora recursos de tecnologias digitais de ponta, ao mesmo tempo em que tem como referência os relatos urbanos, indígenas e rurais resgatados por Monteiro Lobato e reunidos no livro “Saci Pererê - resultado de um inquérito” (1918). O projeto conta ainda com a colaboração de Mouzar Benedito, escritor e um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre o Saci.
SINOPSE
Numa velha cabana em plena floresta, vive um ser mágico - uma xamã protetora da memória da mata, conhecedora dos causos e contos que chegam com o vento. Um dia ela recebe a visita inesperada de uma curiosa criança, a quem logo convida para entrar. Lá dentro, uma fogueira acesa oferece o calor das histórias que a mulher guarda cuidadosamente em garrafas. Entre assobios e redemoinhos, as histórias são reveladas.
FICHA TÉCNICA
Direção: Paulo Betti
Dramaturgia coletiva
Com: Samira Lochter
Participação: Thiago Mendonça
Narração: Paulo Betti e Bernardo Ribas
Consultoria cênica: Ronaldo Aguiar
Saciólogo convidado: Mouzar Benedito
Direção de arte: Thiago Capella
Caracterização: Daíse Neves
Sonoplastia: Diego Mazutti
Cinegrafista e fotógrafo: Renato Grieco
Produção executiva: Guttervil
Comunicação institucional: Savanna Rocha
Produção audiovisual: Circulus Ópera
Consultoria tecnológica: Rodrigo Zanotta e Felippe Caetano
Consultoria de ilustrações e de conteúdo: Ohi
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany
ESTREIA: da 19 de novembro de 2021 (6ªf), às 20h
TEMPORADA GRATUITA – 6 APRESENTAÇÕES
Os links para cada apresentação serão divulgados no canal e no Instagram @saci.inpixel
DIAS: 19/11 (6ªf) 20h; 20 e 21/11 (sab e dom) às 16h; 26/11 (sab) às 20h; 27/11 (dom) às 16h e às 20h
GÊNERO: contos fantásticos
CLASS. INDICATIVA: livre (público Infantojuvenil) DURAÇÃO: 26 min
TEMPORADA: até 27 de novembro de 2021