UM HERÓI - Inteligente e sutil

"Um exame do comportamento humano"

Diretor de dois filmes ganhadores de Oscar de melhor produção em língua estrangeira (“A Separação” e “O Apartamento”, também indicado na categoria roteiro original), além de prêmios nos Festivais de Berlim e Cannes, o iraniano Asghar Farhadi, volta à sua terra natal, depois de filmar na Espanha, para o drama de suspense UM HERÓI, que, no Festival de Cannes deste ano, ganhou o Grande Prêmio do Júri e o Prêmio François Chalais, conferido a filmes com valor afirmativos sobre a vida e o jornalismo. O longa, que foi exibido na 45a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival de Cinema do Rio chega aos cinemas brasileiros no dia 28 de junho de 2022, e está na shortlist do Oscar 2022 de Melhor Filme Internacional.

UM HERÓI é protagonizado por Rahim (Amir Jadidi), um homem que foi preso por dever dinheiro, e, quando tem a chance de sair da cadeia por dois dias, arma um plano, com ajuda de sua namorada, que encontrou uma sacola com ouro perdida na rua. Porém quando descobre que este vale menos que o imaginado, ele tem uma ideia: espalhar anúncios procurando o verdadeiro dono, e, assim, ganhando publicidade como um homem honesto. Farhadi, que também assina o roteiro, explica que a origem da trama está em fatos reais, mas em nenhum específico.

Como em todos os filmes do cineasta, esses acontecimentos são permeados por dubiedade e nuances. Sem trazer respostas simples em suas narrativas,

Ficha Técnica Direção: Asghar Farhadi Roteiro: Asghar Farhadi Produção: Alexandre Mallet-Guy, Asghar Farhadi Elenco: Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Sahar Goldust, Fereshteh Sadre Orafaiy, Sarina Farhadi, Ehsan Goodarzi, Alireza Jahandideh, Maryam Shahdaei Direção de Fotografia: Ali Ghazi Desenho de Produção: Mehdi Mousavi Montagem: Haydeh Safiyari Gênero: drama, suspense País: Irã, França Ano: 2021 Duração: 127 min. ESTREIA NOS CINEMAS NO DIA 28 DE JUNHO DE 2022.

5 visualizações0 comentário