A.M.I.G.A.S.: Uma Comédia com Potencial, Mas que Fica na Superfície | Crítica | Teatro
- circuitogeral
- 2 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de mar.
O humor, que poderia ser uma ferramenta poderosa para explorar temas mais profundos, acaba se tornando repetitivo e previsível

Premissa interessante: A ideia de uma "Associação das Mulheres Interessadas em Gargalhadas, Amor e Sexo" tem um bom potencial para explorar temas relevantes sobre amizade, desejos e as complexidades das relações pessoais. A proposta de se focar na amizade entre as personagens e como ela se desenrola em um contexto de frustrações amorosas poderia render uma reflexão genuína e tocante sobre a vida adulta.
Esforço do elenco: Embora o elenco não tenha conseguido estabelecer a química necessária, é importante reconhecer o empenho de todos, especialmente de Bernardo Coimbra, que se dedicou a interpretar 20 personagens e usou humor físico e rápidas trocas de figurino para gerar entretenimento. Seu esforço para criar diversidade e dinamismo no palco é digno de nota, mesmo que a execução não tenha sido completamente bem-sucedida.
Equipe técnica experiente: A iluminação, assinada por Maneco Quinderé, é um dos pontos de destaque da produção. A iluminação é consistente e de qualidade, ajudando a criar a atmosfera certa para cada cena.
Pontos negativos:
Falta de profundidade nas relações: A amizade entre as três personagens principais deveria ser o ponto central da peça, mas acaba soando artificial e pouco genuína. Ao invés de explorar as complexidades e as nuances dessas relações de forma mais sincera, a peça recorre a exageros e situações caricatas, enfraquecendo a identificação do público com as personagens e dificultando a conexão emocional.
Excesso de humor previsível: O humor, que poderia ser uma ferramenta poderosa para explorar temas mais profundos, acaba se tornando repetitivo e previsível. A abordagem de Bernardo Coimbra, com suas trocas rápidas de figurino e humor físico, perde o impacto depois de um tempo, tornando-se mais voltada para reações imediatas do que para o desenvolvimento de personagens complexos e interessantes.
Cenografia e figurino sem ousadia: Apesar de uma equipe técnica competente, a cenografia e o figurino falham em oferecer novidades e ousadia visual. A produção depende de soluções mais simples e seguras, o que enfraquece o impacto estético da peça e a torna visualmente monótona.
Por Paulo Sales

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