Estranhos sintomas de uma doença ainda desconhecida pela medicina
resenha: psales e msenna
O diretor cinematográfico volta-redondense Rodrigo Oliveira resgata uma trajetória rumo ao pessimismo cronológico a partir do ano de 1983, quando do retorno de um biólogo de Paris para Vitória, no Espírito Santo, mantém em segredo os estranhos sintomas de uma doença ainda desconhecida pela medicina.
Desassociado de um contexto até então abordado por qualquer produção do gênero temático, “Os Primeiros Soldados” expõe o sofrimento daqueles que se encontravam desamparados em consequência da vergonha, do medo, do auto preconceito, da promessa de um preconceito externo em larga escala, da desinformação e das limitações da ciência.
Trata-se de uma obra que transcende as manchetes sobre as descobertas da medicina que assumiram a sequência dos fatos, os noticiários sobre celebridades acometidas pelo “mal” e as obras que romantizaram enredos desenvolvidos com base nesse argumento. Não pretende apontar esperanças, mas prestar informação ao espectador de forma dura e crua.
Rodrigo Oliveira resolve reviver o embrião de um tema que, atualmente, só faz parte da vida daqueles que conviveram e que perderam seus entes vitimados pelo HIV e para aqueles que ainda convivem com o vírus graças aos avanços da ciência, mas que ainda anda de mãos dadas com o avassalador preconceito responsável pelo desmonte do programa brasileiro referência internacional no combate ao HIV/Aids pelas autoridades federais em 2019.
Sessão AIC sobre o filme “Primeiros Soldados”, protagonizado por Jhonny Massaro. Apresentado por Filippo Pitanga, o programa mergulha na trama e mostra todos os detalhes da produção do longa vencedor do Festival de Vitória e do International Film Festival Mannheim-Heidelberg, na Alemanha. Jhonny Massaro conversa com Filippo e conta um pouco mais da abordagem do filme, que tem como ponto principal o início da epidemia de HIV/AIDS durante os anos 1980.
Canal Like: 530 da Claro: sexta, 5 de agosto de 2022, 19:00
Ficha Técnica
Elenco principal:
Johnny Massaro - Suzano
Renata Carvalho - Rose
Vitor Camilo - Humberto
Clara Choveaux - Maura
Alex Bonini - Muriel
Higor Campagnaro - Joca
Director, Screenwriter and Editor/Diretor, roteirista e montador: Rodrigo de Oliveira
DoP/Direção de Fotografia: Lucas Barbi
Production Designer/Direção de Arte: Joyce Castello
Costume Designer/Figurino: Khalil Rodor, Roger Ghil
Makeup/Maquiagem: Paola Giancoli, Royce Luckessi
Line producer/Direção de Produção: Melina Leal Galante
Sound/Direção de Som: Hugo Reis
Sound mix/Mixagem: Tiago Bello
Original soundtrack/Trilha Sonora Original: Giovani Cidreira
Executive Producers/Produção Executiva: Vitor Graize, Maria Grijó Simonetti, Ursula Dart
Producer/Produção: Vitor Graize - Pique-Bandeira Filmes
Associate Producers/Produção Associada: Quentin Laurent - Les Films de l'oeil sauvage; Lucas Barbi - Azucrina Filmes
Comments